quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Jovem e a Igreja I

12. Que ninguém te despreze por seres jovem. Mas sê o exemplo para os crentes, na maneira como falas, no agir, no amor, no espírito, na fé e na pureza. 13. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15. Medita sobre estas coisas; ocupa-te delas, para que o teu aproveitamento seja visto por todos. 16. Cuida de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque fazendo isto, salvarás a ti e aos que te dão ouvidos.” I Timóteo 4/12-16.

Basicamente a passagem refere-se à primeira epístola do Apóstolo S. Paulo ao Jovem Timóteo. Mas pode muito bem aplicar-se aos jovens nos dias de hoje. Senão vejamos: normalmente os jovens, por serem mais novos, sem qualquer experiência de vida, não são levados a sério. 

No entanto essa ideia pode facilmente cair por terra, se o jovem se tornar num exemplo. A partir daí as pessoas passam a olhar para ele doutra maneira. E como é que ele pode ser um exemplo não só para os jovens mas para toda a gente? Na maneira como fala, no seu comportamento/atitude, no amor, no espírito, na fé e na pureza. Sendo ele, tudo isto, ninguém o poderá desrespeitar por ser Jovem. 

O Jovem pode fazer isso tudo, se guardar, ensinar e colocar em prática a palavra de Deus e não desprezar o dom que há nele. Por natureza os jovens são fortes e a Bíblia refere-se a isso: são fortes, a palavra está dentro deles e já venceram o mal. Resumindo e concluindo só poderá conseguir isso tudo se estiver com Jesus Cristo.

Fiz esta pequena introdução para falar do Jovem e a Igreja. Qual é a importância do Jovem na Igreja? Nós todos sabemos que o Jovem é a Força da Igreja, porque o Jovem é a coluna que sustenta a Igreja. Se a coluna for frágil e cair, a Igreja também cai, porque o Jovem é o futuro da Igreja. Não é só o futuro, mas também o presente.

O Jovem tem muita Força dentro dele, capaz de vencer qualquer mal. E foi isso que o Apóstolo Paulo disse ao Jovem Timóteo: Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Isto quer dizer que o Jovem tendo, esse dom dentro dele, deverá saber fazer bom uso disso. 

E para fazer bom uso do seu dom, que Deus lhe deu, deverá aproximar-se precisamente da Casa de Deus. Mas para muitos Jovens, aproximar-se da Casa de Deus provoca neles dois tipos de sentimentos: MEDO E VERGONHA. Medo, porque acham que irão perder a sua juventude se começar a frequentar a Igreja. Vergonha, porque os amigos vão passar a apontar o dedo e a ridicularizá-lo. E ainda mais se ele andar com uma bíblia debaixo dos braços.
  
Há quem prefira simplesmente ficar em casa a fazer nada, a descansar ou a namorar. Muitos Jovens não sabem administrar o seu tempo e por isso usam sempre a mesma desculpa, que não têm tempo. Mas Deus nos deu 24h do nosso dia para sabermos administrá-los da melhor maneira possível. Se tivermos vontade, conseguimos arranjar um tempo para tudo. 

O mais incrível é que a maioria dos Jovens consegue arranjar tempo para tudo, menos para Deus. Não é por acaso que muitos Jovens são atormentados por problemas espirituais. Porque simplesmente não dão prioridade à sua vida com Deus. Focam noutras coisas, menos importantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário