quarta-feira, 12 de outubro de 2011

7 PONTOS FUNDAMENTAIS PARA O LÍDER DA FORÇA JOVEM


1º - NÓS

Esse nós não é para todos que dizem ser lideres e fortes, mas é para todos que demonstram com as suas atitudes e o seu trabalho voluntário na obra de Deus, que conhecem Ele, e por isso investem toda a força na responsabilidade a ele confiada, como falamos anteriormente, “Eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes...” 

2º - FORTE

O líder que conhece a Deus é forte, não vê a sua responsabilidade na Força Jovem como um objectivo ou meta apenas de números, ele tem consciência e vê como um dever, algo que ele deve fazer sempre, independente de onde, como e com quem, o prazer dele é cumprir esse dever. O que é esse dever? 

3º - DEVEMOS

Dar direcção, equilíbrio, despertar os que estão acomodados, transmitir, essa Força e mostrar que não estamos a frente do grupo apenas para cumprir uma obrigação.
O líder não precisa falar, mas através da atenção prestada no trabalho, e o desenvolvimento do mesmo, ele provará que ele está comprometido no dever de ajudar, orientar, ensinar, ganhar os que chegarem ao seu grupo.

4º - SUPORTAR

Suportar também significa aguentar, ter sobre si, tolerar. Quantas vezes devido as dificuldades e circunstâncias dizemos “Eu não aguento mais esse jovem drogado, problemático, eu não tolero mais esses que não querem compromisso”. No entanto, quando chegamos à FJ trazíamos um peso, o peso da condenação, da dúvida, traumas e complexos de inferioridade, sentimentos e pensamentos negativos, que fazia com que fossemos considerados como um peso para sociedade, para família, mas encontramos alguém que nos ajudou a aliviar esse peso e por fim a livrar-se dele. O mesmo acontece hoje, temos que aliviar o peso que está sobre os jovens e auxiliá-los neste processo.


5º - DEBILIDADE

Os jovens têm Força, mas também têm muitas debilidades. Muitos estão deficientes na sua força, e sentem-se incapazes de vencer os desafios que aparecem a sua volta, por isso não avançam, não crescem, não desenvolvem nos estudos, no curso, no trabalho, em um relacionamento e acima de tudo na Fé.


6º - FRACOS

Cabe ao líder que é forte, suscitar a força daqueles que pensam ser fracos, sim pensam e dizem ser fracos, mas vemos esses mesmos jovens desviando a sua força por exemplo: Ao passarem oito horas no computador, duas ou três horas vendo um filme, dois ou três dias na praia, outros passam noites em uma balada usando drogas, violentos e agressivos, estes usam a força para tudo que é destrutivo, e quando estão diante de Deus dizem ser fracos, não conseguirem firmar-se, mudar e mudar de direcção. 


7º - NÃO AGRADAR A NÓS MESMOS

Estes sete pontos são fundamentais para o crescimento, é necessário fazer exactamente o que tem que ser feito e não o que achamos que deve ser feito. É o que acontece quando ignora-se a direcção passada, com desculpas de que o lugar é diferente, os jovens são diferentes, a cultura é diferente, na verdade o que é diferente é o espírito dele.
Quando é que eu desagrado a mim mesmo? Quando busco sempre inovar a reunião, as actividades, motivando, ajudando, orientando demonstrando para o jovem que a minha preocupação e ajudá-lo e não apenas ter números no meu grupo. É exactamente quando dou a devida atenção a todos que já são do grupo, ou aqueles que evangelizo, esteja este jovem há dez anos ou um dia na FJ.

Sem comentários:

Enviar um comentário